blog

É Carnaval!

08/02/2016 Paula Cavalieri
É Carnaval!

O carnaval chegou, alguns gostam e aproveitam esses dias para extravasar a alegria se vestindo de diversas formas diferentes, cada um com seu humor e estilo, outros não fazem questão de se envolver nestes dias de entretenimento. Assim como cada um tem uma forma de celebrar ou não esta festa nacional, temos também várias maneiras de explicar de onde surgiu esta forma tão particular de expressão do brasileiro.

Vamos aproveitar, brincar e aprender um pouco com as várias histórias ou estórias sobre o carnaval.

Alguns dizem que ele tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. 

Outro afirma que o carnaval é originário da Roma Antiga e incorporado pelas tradições do cristianismo, passou a marcar um período de festividades que aconteciam entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. Em Roma, a Saturnália seria a festa equivalente ao carnaval. Nela um “carro naval” percorria as ruas da cidade enquanto pessoas vestidas com máscaras realizavam jogos e brincadeiras.

Outra corrente conta que o termo “carnaval” significa o “adeus à carne” ou “a carne nada vale” e, por isso mesmo, traz em sua significação a celebração dos prazeres terrenos.

Em outras pesquisas, alguns especialistas tentam relacionar as festas carnavalescas com os rituais de adoração aos deuses egípcios Ísis e Osíris.

São tantas vertentes diferentes para o mesmo assunto, creio que todas essas festas foram de alguma forma se complementando e se aperfeiçoando, até chegar ao que temos hoje O Carnaval. 

Aproveite com consciência e respeito ao próximo esses dias de festa! 

Compartilhar nas redes sociais

posts relacionados

© Winsite 2012-2018. Todos os direitos reservados.

Logotipo Winsite Agência Web