blog

'Sua conexão não é particular': usuários do Chrome tem seção interrompida

01/10/2021 Letícia
'Sua conexão não é particular': usuários do Chrome tem seção interrompida

O erro "Sua conexão não é particular: invasores podem estar tentando roubar suas informações" vem sendo exposto para usuários do Google Chrome desde do dia 29/09/2021. O erro ocorreu devido um certificado digital crucial para navegação na internet que venceu na quarta-feira.

Milhões de sites usam o certificado "IdentTrust DST Root CA X3" fornecido por Let's Encrypt para criptografar a conexão entre o dispositivo e a Internet. O certificado estava programado para expirar em 30 de setembro. A informação foi postada no blog do especialista em segurança cibernética Scott Helmy. Após a expiração, computadores, telefones celulares e navegadores param de verificar as páginas que usam certificados HTTPS porque eles não podem provar a autenticidade do site.

A expiração não é um problema para todos os usuários, mas apenas para proprietários de equipamentos antigos. Isso ocorre porque eles não poderão baixar e instalar as atualizações de certificado necessárias para garantir o acesso seguro à Internet. Por exemplo, usuários que executam versões anteriores ao macOS 2016 e Windows XP (com Service Pack 3) e usuários que possuem telefones Android anteriores ao Nougat podem ter dificuldades ao navegar na web.

Como pode ser corrigido? 

Os usuários que possuem telefones antigos e não podem comprar novos dispositivos não precisam se desesperar. Para resolver o problema causado pelo certificado expirado, basta usar o navegador Firefox. Dicas recomendadas por especialistas do Let's Encrypt aplicam-se ao Android Nougat ou anterior. Para outros usuários, a solução é atualizar o dispositivo.
 

Compartilhar nas redes sociais

posts relacionados

© Winsite 2012-2021. Todos os direitos reservados.

Logotipo Winsite Agência Web