blog

Programador apaga por engano 1500 sites

18/04/2016 Paula Cavalieri
Programador apaga por engano 1500 sites

A responsabilidade de um programador é muito grande, nem sempre são elogiados pelo belo código mas um deles será lembrado por muito tempo por ter apagado mais de 1500 sites de clientes e até mesmo os backups. 

Marcos Marsala hoje é conhecido pelo mundo todo após digitar um dos códigos mais perigosos do sistema, o comando “rm -rf” do Linux. O desenvolvedor web e dono de uma empresa de hospedagem de  sites conseguiu apagar mais de 1500 sites de seus clientes para sempre, inclusive os backups. 

Isso é o que você não deve fazer: Marcos utilizou um bash para executar o que seria uma rotina de backup, ele rodou uma linha de código fatal: “rm -rf {foo}/{bar}”, onde foo e bar seriam variáveis que definiriam o escopo do que deveria ser apagado nos discos rígidos. Como as variáveis não carregaram por causa de uma falha em seu script…

Marsala procurou fóruns que o ajudariam a recuperar os dados mas a recomendação mais válida foi que ele deveria buscar um bom advogado e futuramente um programador que soubesse o que faz.

Marsala desligou imediatamente todos os servidores e removeu os HDs, a tentativa agora é tentar recuperar os dados com uma empresa especialista em recuperação de dados antes que o sistema subscrevesse com dados novos e mesmo assim não há certeza de que isso funcione.

 

 

Compartilhar nas redes sociais

posts relacionados

© Winsite 2012-2018. Todos os direitos reservados.

Logotipo Winsite Agência Web