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SEO para médias empresas: como escolher palavras-chave certas

15/09/2020 Luiz Henrique
SEO para médias empresas: como escolher palavras-chave certas

Uma análise bem-sucedida de palavras-chave é um fator importante para o sucesso da estratégia de SEO. Descubra agora como escolher palavras-chave para estratégia de SEO para médias empresas!

Se não realizarmos uma análise minuciosa antecipadamente, pode acontecer que, embora tenhamos resultados de pesquisa elevados para palavras-chave específicas, isso não traga benefícios mensuráveis.

A seleção de palavras-chave é uma etapa extremamente importante para a estratégia de posicionamento do site. Mesmo antes de iniciar o trabalho relacionado à otimização de sites, você deve selecionar cuidadosamente frases que melhor correspondam aos produtos ou serviços oferecidos da sua empresa.

Se você está se perguntando quais palavras-chave escolher para sua empresa, esse material ajudará a determinar quais critérios seguir ao criar uma lista de palavras-chave para o seu site.

O que são palavras-chave?

Palavras-chave são palavras digitadas no mecanismo de pesquisa do Google para encontrar informações, serviços ou produtos específicos. As palavras-chave também são chamadas de frases-chave ou frases.

Palavras-chave selecionadas corretamente (em um conjunto com outras atividades de posicionamento) permitirão:

  • Maior visibilidade da sua página no Google
  • Aumento do tráfego valioso para o seu site
  • Aumentar o interesse em seus produtos ou serviços
  • Aumento do número de consultas de clientes em potencial
  • Aumento nas vendas
  • Reconhecimento da sua marca aumentando o prestígio da empresa no setor
  • Vantagem competitiva (apresentando-se como um especialista em seu campo)

Por falar em palavras-chave no contexto do posicionamento, existem vários tipos:

Palavras-chave com marca (marca = nome da marca)

Esse tipo de palavras-chave são inseridas pelos usuários com mais frequência em uma situação em que não sabem o endereço específico do site da empresa, mas desejam acessá-la. Geralmente, os sites não exigem ação especial para serem os primeiros nos resultados da pesquisa da frase que é o nome da empresa. Isso se deve a vários fatos:

  • O nome da empresa geralmente é único
  • O nome do domínio geralmente é igual ao nome da empresa, o que também contribui para o fato de a página com o nome da empresa aparecer primeiro nos resultados de busca

Palavras-chave gerais

Essas são as palavras-chave geralmente compostas por uma a duas palavras, esse tipo de palavra-chave geralmente é inserido por pessoas interessadas em alguns produtos ou serviços, mas que ainda não têm preferências específicas.

A presença em posições altas para essas frases-chave não se traduz necessariamente em benefícios para os negócios. Além disso, o posicionamento dessas palavras-chave é mais difícil devido à alta concorrência.

Exemplos de palavras-chave desse tipo:

  • Blusas
  • Hospedagem
  • Relógios

Escolher palavras-chave de cauda longa

Esse tipo de palavra-chave pode incluir, acima de tudo, palavras-chave com mais de duas palavras, nesse tipo de busca os clientes sabem o que estão procurando. O posicionamento para esses tipos de palavras-chave geralmente é mais fácil, porque há menos concorrência.

Exemplos de palavras-chave desse tipo:

  • Blusa de frio feminina
  • Como desbloquear iPhone
  • Revenda de hospedagem de sites

Além dos tipos de palavras-chave mencionados acima, também podemos distinguir palavras-chave informativas relacionadas à pesquisa de respostas específicas, por exemplo, “qual a melhor hospedagem de site”, “como fazer blusa de crochê”.

Em resumo, o tráfego de cauda longa é mais valioso para o seu negócio. Embora a frase principal que descreva os negócios de sua empresa tenha, por exemplo, 6.000 visualizações por mês, a soma de 50 palavras de uma cauda longa com um número médio de 200 visualizações fornece 10.000 visualizações.

Como escolher palavras-chave

Antes de decidir executar uma seleção de palavras-chave específicas para as páginas do seu site, é necessário verificar algo chamado competitividade das frases-chave.

Baseia-se na determinação da competitividade de uma determinada palavra-chave, ou seja, quão difícil pode ser o seu bom posicionamento. Lembre-se, no entanto, que o mais importante no caso de avaliação competitiva é uma boa análise aprofundada dos resultados obtidos de várias fontes. As ferramentas de palavras-chave informam a competitividade das mesmas.

A avaliação da competitividade das frases é baseada na análise de muitos fatores, incluindo a quantidade de links que levam a páginas e a qualidade dos sites de onde elas se originam. As páginas bem vinculadas são um forte concorrente na luta pela alta posição nos resultados de pesquisa.

Mas a variação de maiúsculas e minúsculas é importante? A resposta é clara: não importa. Quando se trata de distinção entre maiúsculas e minúsculas, as palavras-chave são tratadas da mesma forma, sejam maiúsculas ou minúsculas. Passando para a variação de palavras, a resposta é a mesma, no entanto, você pode incrementar suas palavras-chave e, portanto, suas descrições serão diferentes.

Escolher as palavras-chave é um dos passos para bom posicionamento do site, mas como organizá-las no site para que isso nos beneficie? Aqui estão algumas regras para lembrar. Coloque palavras-chave:

  • No título
  • Nas posições H1 e H2
  • Nas descrições de gráficos e fotos (também em descrições alternativas)
  • Em extenso conteúdo no site

Quais ferramentas usar para escolher palavras-chave?

Já sabemos como as palavras-chave são divididas e quais são seus diferentes tipos. Mas como escolher palavras-chave? Aqui estão algumas maneiras:

Pesquisa do Google

Nesse método a estratégia é usar as sugestões que o Google oferece na barra de pesquisa depois de inserir a palavra-chave geral. As sugestões são boas dicas, não apenas para quem busca, mas também para quem procura as palavras de posicionamento corretas.

Planejador de palavras-chave do Google Ads

O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que também pode nos ajudar a escolher as palavras de posicionamento corretas. Para usá-la, você deve ter uma conta do Google e fazer login. Vale a pena salientar uma grande desvantagem desta ferramenta. O Google distingue entre contas de anúncios ativas e inativas.

As contas inativas são aquelas que não têm nenhuma campanha ativa. Nessa situação, o Planejador retornará resultados na forma de intervalos, ou seja, de uma maneira bastante imprecisa. Para desbloquear todo o potencial da ferramenta e receber resultados precisos, você precisa ativar a conta iniciando a campanha.

Uma boa vantagem do Keyword Planner é restringir sua localização a um estado ou cidade específica. Em seguida, os dados refletirão apenas os locais selecionados. É muito útil quando nossa empresa opera localmente.

Übersuggest

É uma ferramenta gratuita para analisar palavras-chave e novas ideias de palavras-chave. Übersuggest analisa palavras com base no país e idioma. Depois de inserir a consulta, ele retorna os resultados na forma de popularidade da palavra-chave, análise de dificuldade e tendência.

  • popularidade determina o valor – quantas vezes por mês os usuários do Google pesquisaram uma determinada frase. Este é o resultado médio de 12 meses, ou seja, a média anual.
  • Competitividade refere-se a resultados orgânicos e pagos. É bastante impreciso.
  • tendência da palavra-chave é exibida como um gráfico na forma de um número mensal de pesquisas.

Por trás das palavras há intenções

Lembre-se de que todo mundo que pergunta algo ao Google tem uma necessidade específica: deseja obter informações, encontrar um site específico, comprar um produto ou solicitar um serviço.

Fazer a seleção de palavras-chave é uma questão extremamente importante ao posicionar um site. Felizmente, conforme discutido neste artigo, existem ferramentas para analisá-las.

A escolha certa das palavras-chave é a primeira e uma das questões mais importantes no processo de ganhar visibilidade nos mecanismos de pesquisa. Palavras bem escolhidas, organizadas em uma estrutura apropriada, são uma base sólida para a estratégia de SEO, graças à qual é muito mais fácil aumentar a presença online da sua empresa.

Fonte: Cora

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